quinta-feira, 19 de março de 2020

Material de apoio 9º anos


Objetos de Conhecimento :  Integração Mundial e suas interpretações: Globalização e Mundialização

Análise de textos:  Estados Transcontinentais

Texto 1 A Turquia é um país que ocupa uma posição geográfica única, encontrando-se parcialmente na Ásia e parcialmente na Europa. Ao longo de sua história, atuou como uma barreira e uma ponte entre os dois continentes. Sua capital é Ancara. A Turquia está situada no cruzamento dos Bálcãs, do Cáucaso, do Oriente Médio e do leste do Mediterrâneo. Está entre os maiores países da região em termos de território e população, e sua área territorial é maior que a de qualquer Estado europeu. A quase totalidade do país está na Ásia, compreendendo a península oblonga da Ásia Menor – também conhecida como Anatólia (Anadolu) – e, no leste, parte de uma região montanhosa às vezes conhecida como a Altitude Armênia. O restante – a Trácia Turca (Trakya) – fica no extremo sudeste da Europa, um pequeno remanescente de um império que outrora se estendia por grande parte dos Bálcãs. Uma longa sucessão de entidades políticas existiu na Ásia Menor ao longo dos séculos. As tribos turquemenas invadiram a Anatólia no século XI, fundando o império seljúcida. Durante o século XIV, o Império Otomano iniciou uma longa expansão, atingindo seu auge durante o século XVII. A moderna república turca, fundada em 1923, após o colapso do Império Otomano, é uma democracia nacionalista, secular e parlamentar. Fonte: IBGE Países – Turquia. Disponível em: <https://paises.ibge.gov.br/#/dados/turquia>. Acesso em: 23 set. 2019.
Texto 2 A Rússia é um país que se estende por uma vasta área da Europa Oriental e do norte da Ásia. Outrora a mais proeminente república da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a Rússia tornou-se um país independente após a dissolução da União Soviética em dezembro de 1991. A Rússia é uma terra de superlativos. De longe o maior país do mundo, se estende por todo o norte da Ásia e pelo terço oriental da Europa, abrangendo 11 fusos horários e incorporando uma grande variedade de ambientes e formas geográficas. A Rússia contém o rio mais longo da Europa, o Volga, e seu maior lago, Ladoga. A Rússia também abriga o lago mais profundo do mundo, o Baikal, e o país registrou a temperatura  mais baixa do mundo fora dos polos norte e sul. Os habitantes da Rússia são bastante diversos. A maioria é de etnia russa, mas também há mais de 120 outros grupos étnicos presentes, falando muitas línguas e seguindo diferentes tradições religiosas e culturais. A maior parte da população russa está concentrada na parte europeia do país, especialmente na região fértil ao redor de Moscou, sua capital. O clima da Rússia é extremo, com invernos que muitas vezes salvaram o país de invasores estrangeiros. Embora o clima acrescente uma camada de dificuldade à vida diária, a terra é uma fonte generosa de culturas e materiais, incluindo vastas reservas de petróleo, gás e metais preciosos. Fonte: IBGE Países – Rússia. Disponível em: <https://paises.ibge.gov.br/#/dados/russia-federacao-russa>. Acesso em: 18 nov. 2019. 
Texto 3
Entre Europa e Ásia, identidade russa ainda é enigma para estudiosos Desde o século 19, a natureza da civilização russa atiça as mentes da intelectualidade daquele país. O extenso território e a história conturbada geram dúvidas quanto à verdadeira essência do povo russo: seria a Rússia um país europeu, uma mistura de Europa e Ásia ou uma civilização única, não podendo ser categorizada simplesmente como ocidental ou oriental? Fonte: Jornal da USP. Disponível em: <https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-humanas/entre-europa-e-asiaidentidade-russa-ainda-e-enigma-para-estudiosos/>. Acesso em: 16 nov. 2019.

Em seguida, responda às questões propostas no seu caderno.
a)Pesquise o significado das palavras, termos e/ou expressões grifados durante a leitura.
b)Podemos afirmar que a Turquia e a Rússia são considerados Estados Transcontinentais? Explique sua resposta.
c) Essa divisão entre Europa e Ásia é muito mais cultural do que geográfica? Justifique sua resposta.
d) Identifique  o marco fronteiriço que divide a Turquia em Ásia e Europa.
e)A Turquia é um país que ocupa uma posição geográfica única, encontrando-se parcialmente na Ásia e parcialmente na Europa. A partir da leitura da imagem e do mapa é possível identificar qual cidade deste país se localiza em dois continentes? Indique a cidade e explique por que podemos considerar que ela se situa em uma localização estratégica.
f)Comente a afirmação “[...] Seria a Rússia um país europeu, uma mistura de Europa e Ásia ou uma civilização única, não podendo ser categorizada simplesmente como ocidental ou oriental?”. 

Vídeo sobre o Estreito de Bósforo (Istambul - Turquia)
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BRjhtuLDRCc – Domingo Espetacular - Programa 50 por 1 - 


Material de apoio - 8ª anos





Objeto de Conhecimento : Diversidade e dinâmica da população mundial e deslocamentos populacionais.



Vídeos: Migrantes, Emigrantes e Imigrantes


  https://www.youtube.com/watch?
v=m54IGqBpnKc&list=RDCMUCu_rEeQl8FTlDcmt_y_63TA&start_radio=1&t=0 https://www.youtube.com/watch?v=33aiKKdr170




Leitura e análise de relatos de migrantes na Contemporaneidade
 “Mayada gozava de uma vida economicamente estável, trabalhava como professora de uma grande Universidade e seu marido como protético em seu próprio consultório. Mas, em abril de 2010 estourou a guerra civil no país e o cerco foi se fechando cada vez mais contra os cristãos, já que os soldados do Estado Islâmico haviam dominado diversos territórios. Mayada explica que, nestas circunstâncias, todos podem morrer a qualquer momento e que, por serem católicos, se sentiam muito mais expostos ao ultrapassar as barragens feitas por militares nas ruas da cidade. [...] A difícil decisão de abandonar seu país foi tomada pela forte convicção que suas filhas deveriam crescer fora de um ambiente de guerra.” MAYADA Professora de Francês e Diretora de Departamento na Universidade de Damasco, nacional da Síria, 50 anos, casada e mãe de 2 adolescentes. Refugiada reconhecida pelo Governo Brasileiro desde 2014.
 Fonte: Museu da imigração. Material Educativo: vidas refugiadas.

Logo após o terremoto em janeiro de 2010, o jornalista haitiano Jackson Augustin, de 31 anos, também se separou da família ao migrar para o Brasil. Embora tenha residido em São Paulo durante 22 dias, foi em Manaus que o imigrante se deparou com a oportunidade de reconstruir a vida interrompida pela tragédia. Na capital, conseguiu diversos empregos e atualmente é assistente comercial do Banco Rendimento, o que possibilitou a vinda da esposa grávida. Jackson tem uma ligação forte com a cidade, principalmente porque os dois filhos do casal haitiano nasceram em Manaus.
       Fonte: G1 Amazonas. Imigrantes relatam histórias, busca por vida nova e a escolha por Manaus.
Questão-problema:

“Quais seriam as razões que motivam as pessoas a buscarem outros lugares para viver?”



Aula Inédita - 8º anos - 25-11 - Antártica

https://drive.google.com/file/d/1SVUxr8r42eWQR7-qo5sREMLLFUw6Qj6d/view?usp=sharing